Autor: “Noam Chomsky* ”

Odiario

Israel, Palestina e a estratégia de BDS

Noam Chomsky*    13.Jul.14    Outros autores

É necessário ampliar ainda mais a denúncia dos crimes que o Estado fascista e racista de Israel comete, com a permanente cobertura, apoio e cumplicidade dos EUA. Mas o facto de o sionismo empreender a ferro e fogo a consolidação de um Grande Israel em que a discriminação racial constitui um elemento central não deve conduzir a um paralelo imediato com o regime do apartheid. O caminho seguido por Israel é muito pior do que esse.

Odiario
Odiario

PlutonomÍ­a e precários:
O declive da economia estadunidense

Noam Chomsky*    15.Jul.12    Outros autores

Estamos a viver uma autêntica regressão para tempos muito negros. Se se pensa que isto está a passar-se no paÍ­s mais poderoso e rico da história, a catástrofe parece inevitável. Há que fazer alguma coisa, e fazê-lo rapidamente, com dedicação e de forma sustentável. Não será simples. Haverá, seguramente, obstáculos, dificuldades e fracassos. Mais: se o espÍ­rito surgido o ano passado, aqui e noutros rincões do mundo, não cresce e não consegue converter-se numa força de peso no mundo social e polÍ­tico, as possibilidades de um futuro digno não serão muito grandes.

Odiario
Odiario

“Perdendo o mundo”: o declͭnio dos EUA em perspectiva

Noam Chomsky*    23.Feb.12    Outros autores

Noam ChomskyO declÍ­nio dos Estados Unidos entrou há algum tempo numa nova fase: a do declÍ­nio autoinfligido. Desde os anos 70 tem havido mudanças significativas na economia dos EUA, Í  medida que estrategas, estatais e do sector privado, passaram a conduzi-la para a financeirização e para a exportação de unidades industriais. Essas decisões deram inÍ­cio ao cÍ­rculo vicioso no qual a riqueza e o poder polÍ­tico se tornaram altamente concentrados, os salários dos trabalhadores ficaram estagnados, a carga de trabalho aumentou e o endividamento das famÍ­lias também.

Odiario
Odiario

Os Estados Unidos em decadência

Noam Chomsky*    11.Ago.11    Outros autores

Noam ChomskyNos EUA, a supremacia do poder do grande capital sobre a polÍ­tica e a sociedade – basicamente financeira – chegou ao grau em que as formações polÍ­ticas, que nesta etapa já pouco se parecem com os partidos tradicionais, estão muito mais Í  direita do que a população nos principais temas em debate. E os seus interesses estão em radical oposição, tanto nos planos económico e social como no plano democrático. Resta saber quanto tempo mais as vÍ­timas irão “sofrer em silêncio”, como diz Chomsky.

Odiario
Odiario

Diminui a influência do Ocidente

Noam Chomsky*    09.Feb.11    Outros autores

O apoio a ditadores, a governantes corruptos, traficantes de droga, assassinos, desde que fiéis a Washington, tem sido um dos principais pilares da polÍ­tica externa dos EUA.
Por isso, como Noam Chomsky diz no texto que hoje publicamos, os EUA tem o apoio de 10% dos árabes, enquanto 77% os consideram a sua maior ameaça.

Odiario
Odiario

A guerra no Afeganistão: ecos do Vietname

Noam Chomsky*    18.Sep.10    Outros autores

Noam ChomskyA analogia entre as duas agressões imperialistas que Chomsky estabelece neste artigo situa-se, não no plano militar, mas no plano da propaganda e da manipulação da opinião. Para o imperialismo conduzir uma cada vez mais alargada intervenção armada global, precisa de conduzir igualmente uma guerra, fundamentalmente mediática, contra o “inimigo interno”.

Odiario
Odiario

Nuvens Negras Sobre o Irão

Noam Chomsky*    06.Jul.10    Outros autores

Noam ChomskyQue o Irão não tem uma polÍ­tica agressiva nem pretende avançar para a bomba nuclear reconhece-o o Pentágono num relatório ao Congresso dos EUA de Abril passado: “A doutrina militar do Irão é estritamente «defensiva (Â…) concebida para atrasar uma invasão e forçar uma solução diplomática das hostilidades». O relatório diz ainda que «o programa nuclear do Irão e a sua vontade de manter aberta a possibilidade de desenvolver [sublinhado de odiario.info] armas nucleares (são) uma parte central da sua estratégia de dissuasão»Â”.
No entanto isso não impede os EUA de ameaçarem o Irão com uma invasão devastadora, com recurso a armamento nuclear.

Odiario